quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Cozinhas

Oi gente!
Mais um tempo sem post... Mas é isso aí mesmo, vida de faculdade, de trabalho é assim mesmo.
Hoje venho aqui falar de cozinhas, e se tratando de cozinhas, temos muito a falar. É sempre um problema projetar cozinhas, pois temos vontade de colocar tudo que nos vem a mente. Mas não funciona bem assim.
Primeiramente, itens que não devem faltar ao se projetar esse ambiente: ergonomia e funcionalidade, as duas estão intimamente ligadas, pois são elas que nos trazem a sensação de liberdade e interatividade na cozinha.


Neste "triângulo" está presente nossa querida funcionalidade, observem a posição do fogão, da geladeira e da pia. Isso vale para qualquer planta de cozinha. Faça questão de projetá-la assim, fica bem mais fácil de trabalhar.

Nessas fotos, representando a ergonomia, é importante lembrar que altura de balcões e de armários aéreos influenciam muito na hora de fazer uso de bancadas e manusear objetos/ alimentos dentro de armários. Atenção se o projeto for feito em marcenaria sob medida, procure conversar e verificar medidas antes de qualquer instalação de móveis, isso vale para equipamentos como microondas e forno elétrico também.


Materiais de acabamento existem aos montes, vc deve optar, obviamente, por aquele orçamento que caiba melhor no se bolso. Dicas para se ter um orçamento mais acessível: opte por materiais com padrão branco, que são produzidos em maior quantidade e dão leveza ao ambiente. MDF é mais barato que madeira.
Não faça em sua cozinha: desníveis nas alturas de armários; Não sabe o que fazer com aquele cantinho que sobrou no projeto? NÃO COLOQUE UM PORTA VINHO, vc NUNCA irá usá-lo.
O que fazer na sua cozinha: Usar muitos gavetões, que facilitam o guardo das coisas. Use e abuse do branco nas bases, para outros acabamentos como frentes de gavetas e portas use cores neutras também para não exagerar na composição, afinal a cozinha não é formada somente por móveis, tem um conjunto: iluminação, piso, azulejo...
Use granito ou silestone para revestimento de bancadas e rodapés: é higiênico, bonito e durável.
Altura de tampo de bancada: 90 cm.

A seguir, imagens para inspiração...








Abraços e bons projetos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário